Notícias

Após a Morte do Papa Francisco, Igreja Católica Inicia Caminho para Eleição de Novo Pontífice

Por Thesco Duarte em 21/04/2025 09:54:39

Foto: Internet

Foto: Internet

Vaticano se prepara para o período de Sé Vacante e convocação do Conclave que escolherá o sucessor de Francisco

Com o falecimento do Papa Francisco na manhã desta segunda-feira (21), às 7h35, na Casa Santa Marta, o Vaticano entra oficialmente no período conhecido como Sé Vacante — a vacância da Sé Apostólica. Trata-se do tempo em que a Igreja Católica permanece sem um papa, aguardando a escolha de um novo sucessor para a liderança espiritual de mais de 1,3 bilhão de católicos no mundo.

O camerlengo, cardeal Kevin Farrell, desempenha agora um papel central. Caberá a ele administrar os assuntos ordinários da Igreja e organizar os procedimentos para o Conclave — a assembleia de cardeais que se reunirá para eleger o novo Papa. Até lá, todas as decisões de governo que não sejam estritamente necessárias ficam suspensas.

Primeiros passos após a morte do Papa

Conforme a Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis, de São João Paulo II, o corpo do Papa Francisco será velado em cerimônia pública, inicialmente na Basílica de São Pedro. Após os ritos funerais, que tradicionalmente ocorrem entre quatro e seis dias após a morte, terá início a preparação para o Conclave.

O Conclave deve começar no prazo de 15 a 20 dias após o falecimento, tempo necessário para que todos os cardeais eleitores — aqueles com menos de 80 anos — possam chegar ao Vaticano. Atualmente, são cerca de 120 cardeais com direito a voto.

Durante o Conclave, os cardeais ficarão reclusos na Capela Sistina, em absoluto sigilo, até que seja alcançada a eleição do novo Pontífice com pelo menos dois terços dos votos.

O legado de Francisco e os desafios do próximo Papa

O Papa Francisco deixa um legado profundamente marcado pela busca de uma Igreja mais simples, próxima dos pobres e aberta ao diálogo com o mundo contemporâneo. Seu sucessor herdará desafios significativos, como o fortalecimento da fé em um mundo secularizado, o combate a crises internas e a continuidade das reformas iniciadas por Francisco no Vaticano.

Enquanto aguarda a escolha do novo líder, a Igreja Católica se recolhe em oração, pedindo a condução do Espírito Santo sobre os cardeais eleitores e sobre todo o povo de Deus neste momento histórico.

Matéria: Thesco Duarte

Foto: Internet


Gostaríamos de utilizar cookies para lhe assegurar uma melhor experiência. Você nos permite? Política de Privacidade

Perguntar Depois